Regulamento 4x4 TT - Cabreira Challenge

logotipo moto tt
logotipo 4x4 tt
logotipo-btt-cabreira-challenge
logotipo trail
logotipo cabreira challenge
Ir para o conteúdo
Regulamento Específico
4x4 CABREIRA CHALLENGE

NORMAS DE CONDUTA

1. O "CabreiraChallenge2019 4x4" será em 2019 um evento de Turismo de Natureza.

2. Os participantes devem ler todas as informações e respeitar na íntegra as regras expressas neste e noutros documentos relativos ao evento.

3. Haverá um percurso predeterminado fornecido pela organização em track GPS, formato GPX e/ou TRK, será da responsabilidade dos condutores o cumprimento das normas do código da estrada e seus regulamentos complementares e os devidos cuidados com a condução.

4. Deve circular unicamente pelos trilhos e caminhos indicados no track e cumprir as Normas de Conduta e Boas Práticas de Turismo de Natureza do ICNF.

5. Deve evitar os ruídos excessivos tais como: sinais sonoros, escapes barulhentos e tocar música alto. Sempre que pare deve desligar o motor.

6. Deve recolher todo o lixo produzido, e deixa-lo num recipiente adequado.

7. As viaturas devem estar em excelentes condições de manutenção. Devem ter os órgãos de segurança e iluminação em perfeitas condições. Não devem perder fluidos, não devem emitir fumo excessivo e nem som acima do normal.

8. Deve ter o cuidado de ao atravessar linhas de água, faça-o em locais onde essa travessia seja mais curta, devagar e sem parar.

9. Deve cuidar de não danificar propositadamente os caminhos ou trilhos. Lembre-se que os mesmos têm vários utilizadores.

10. Quando se cruzar com pessoas, ao passar junto a localidades e habitações isoladas, deve adotar um comportamento respeitoso, reduzir a velocidade e um fazer sinal de cumprimento.

11. Ao passar junto a habitações, dentro das localidades ou ao cruzar-se com pessoas ou animais, deve tomar os devidos cuidados e adotar uma conduta adequada, circulando com uma velocidade tão devagar quanto a circunstância exija, inclusive parar se tal for necessário para facilitar a circulação dos outros utilizadores dos caminhos e trilhos.  

12. Deve adotar uma conduta de cumprimento da lei, de respeito pela propriedade e pelos demais. Quando parar ou estacionar, nos trilhos ou caminhos, faça-o tendo em conta não impedir a passagem nem prejudicar terceiros.

13. Nas deslocações que forem efetuadas em caminhos rurais e trilhos, a velocidade deverá ser a mais adequada ao local.

14. Deve respeitar toda a sinalética que encontra e as indicações que lhe sejam dadas, quer seja por elementos da organização, proprietários ou autoridades.

15. A inscrição neste evento implica a aceitação, sem reservas, deste regulamento.

16. Os organizadores reservam-se o direito de recusar e/ou limitar as inscrições, quer de viaturas quer de participantes. Se houver interesse demonstrado, poderá ser constituída uma lista de inscrições suplentes, para substituição de eventuais desistentes.  

17. De acordo Com a legislação em vigor, não é autorizada a participação de condutores não habilitados ou viaturas que não reúnam as condições legais de circulação.

18. A organização E/ou qualquer entidade com ela relacionada, não se responsabilizam em caso de acidente ou danos provocados a terceiros, nem perante as autoridades durante ou resultantes do evento.  

19. Em todos os veículos participantes é obrigatório afixar os números atribuídos e/ou a publicidade fornecida, mantendo-os até ao final do evento, sob pena de serem excluídos.  

20. A identificação e número de contato de cada participante, poderão ser divulgados por todos os demais participantes, de modo a facilitar o convívio.  

21. Textos, fotografias ou qualquer outra forma documentária produzida em consequência da realização do presente evento, poderão ser divulgados ou publicados sem que para isso seja necessária autorização expressa dos respetivos autores, cabendo aos organizadores, a eventual menção da sua origem.  

22. Se por algum motivo, for forçado a desistência, comunique a um dos membros da organização que o encaminhará ao ponto de partida.  

23. Em função das condições climatéricas ou outras de força maior, poderá haver necessidade de ser alterado o programa deste evento, ou mesmo cancelado, sem aviso prévio.  

24. A organização não se responsabiliza por qualquer dano causado pelo participante, durante o passeio. Contudo, procurará resolver através da melhor forma.  

25. A resolução de casos omissos será da competência única da organização e as decisões daí resultantes bem assim como as instruções de qualquer elemento da mesma são vinculativas para todos os participantes, reservando-se a organização o direito de excluir qualquer participante por motivos de segurança.  

Cabreira Challenge 2019 4x4
CARACTERÍSTICAS DO ENCONTRO

O Cabreira Challenge 2019 4x4 será um Desafio de animação turística, aventura, GPS e fotografia de participação voluntária, que decorre a 11 de Maio 2019 no concelho de Vieira do Minho e limítrofes.

Os participantes serão constituídos em equipas (podem levar ocupantes até à lotação máxima do veículo); A equipa terá ainda de ser portadora de câmara fotográfica com cartão de memória e respetivo adaptador, que permita descarregar as fotos rapidamente para qualquer PC.

Qualquer candidatura individual poderá ser recusada ou revogada pela Comissão Organizadora sem necessidade de justificação.

Os participantes assinarão uma declaração de Termo de Responsabilidade que lhe será apresentada no momento das verificações administrativas.

O objetivo primário da Aventura é encontrar e fotografar, conforme o roadbook fotográfico,  pontos de interesse paisagístico, turístico, florestal, pontos de paragem obrigatória ou outros, e pontos com atividades obrigatórias, enigmas, etc que serão encontrados durante o percurso.

Durante a Aventura todos os waypoints terão uma classificação que resultará na classificação final de cada equipa.

As equipas estão sujeitas a penalizações em caso de não cumprimentos do objetivo dos waypoints do roadbook.

A Comissão Organizadora facultará 1 conjunto Road-book fotográfico e 1 Dossier de Participante, por veículo.

O não cumprimento das atividades e não preenchimento do roadbook fotográfico servirá para exclusão da classificação final.

Não haverá lugar a reclamações pois a decisão do júri é soberana
Veículos
Serão admitidos veículos de características TT, ligeiros, (4x4, Suvs, Crossover, etc.) aptos a circular legalmente na via pública. Toda a carga transportada no veículo deve estar devidamente acondicionada e fixada.  
Track GPS.
O track GPS será fornecido em formado digital em extensão GPX e/ou TRK.
Os waypoints de paragem opcional/obrigatória estarão indicados no track.

GPS
A equipa deverá ser portadora de equipamento para leitura de track GPS sendo um aparelho com GPS de qualquer marca ou modelo ou outros equipamentos de navegação quem bem entenderem.
Road-book
Antes da partida cada viatura receberá um «Road-book» que contará com as fotografias dos «waypoints», e/ou informação necessária para facilitar o cumprimento do objetivo.
Qualquer indicação especial que conste no «Road-book» prevalecerá sobre as Normas Gerais.

C.F. (Controlo de foto)
Haverá um Waypoint para Controlo de Foto, em que os participantes (todos os elementos da equipa) devem ser fotografados apeados, (excetuando o fotógrafo), exceto se houver outra indicação no RB. Deverão indicar o numero da fotografia no roadbook no waypoint correspondente.

C.S. (Controlo Horário)
Haverão dois Waypoints com passagem horária obrigatória. Esses waypoints serão indicados no RoadBook Fotográfico e deverão ser carimbados pela organização e pela equipa no local.

C.B. (Control Bonificado)
Haverão waipoints surpresa com pontuação bonificada.  

W.A. (Waypoint Aventura)
Cada equipa deverá realizar a atividade existente em cada W.A. A atividade poderá ser realizada por qualquer membro da equipa.

W.FT. (Waypoint FotoTuristico)
A equipa deverá apresentar uma Foto Turística de tema livre, com ou sem os elementos da equipa.  
Esta foto deve ser de características turísticas e/ou etnográficas: paisagens, costumes, monumentos, etc… A C.O. pode invalidar uma foto se a mesma não tiver enquadramento no conceito de Foto Turística.

Características das fotos
As fotos são escolha livre, sendo apenas obrigatório serem recolhidas nos Waipoints fotográficos.

Waiypoints
Os waiypoints serão fornecidos no track.

Quadro de anúncios
No Secretariado existirá um Quadro de Anúncios no qual serão afixadas todas as informações adicionais necessárias.
Qualquer informação adicional afixada, passa a considerar-se como sendo do conhecimento de todos os participantes, pelo que todas as equipas ficam avisadas que devem consultar este quadro antes do início de cada  Jornada.
Cada uma das informações terá uma nota com a respetiva hora de afixação; sempre que haja contradição com as anteriores, prevalece sempre a mais recente.
As informações afixadas após o «briefing» prevalecerão sobre as fornecidas no mesmo.
No início serão entregues às equipas, junto com a Carta de Controlo, com os objetivos e a estratégia e outras informações adicionais.
Informações de última hora após a partida, de carácter urgente, podem ser enviadas via SMS para o telefone de contacto (porta-voz da equipa) que deverá estar sempre ligado.

Circulação
As equipas participantes, nas suas deslocações, deverão respeitar a cada momento as regras de circulação vigentes em Portugal.
É proibido circular com o veículo por campos cultivados, a corta-mato, ou violar qualquer outra norma do Código de Conduta e Boas Práticas Ambientais do ICNF sob pena de exclusão do encontro.
Em qualquer das circunstâncias, a equipa deve circular à velocidade que possa garantir a segurança de pessoas, animais e bens.
É expressamente proibido entrar dentro de propriedades que contenham uma placa a informar: «Propriedade Privada» ou «Acesso Reservado» ou que sejam manifestamente o acesso a casas ou montes.
A passagem de porteiras ou portões existentes em áreas vedadas por aramadas deverá ser feita nos locais apropriados e deixando-as sempre como foram encontradas: se estiverem fechadas devem ser novamente fechadas após a passagem.
Deixar qualquer tipo de lixo ou desperdício no percurso ou nos «waypoints» terá como consequência a exclusão da jornada.
Aspetos não contemplados
Os eventuais imprevistos e a sua resolução, são da inteira responsabilidade das equipas e fazem parte integrante das características do encontro.
Para qualquer aspeto não contemplado nestas Normas Gerais, os participantes submeter-se-ão às decisões da Comissão Organizadora.

Horários
8.30- Concentração
9.30- Partida dos participantes para a Aventura
11.00- Ponto Controlo Horário e reforço alimentar
14:00- Almoço em restaurante típico da região
!5:30 - Partida para passeio da tarde
17.30 - Ponto Controlo Horário
!9:30- Final do passeio
20:00- Jantar/Convívio  
22.00 Apresentação dos vencedores da Aventura

Valor: 50€/ Participante (inclui inscrição na aventura, reforço alimentar, almoço, jantar)

Prémio Vencedor Aventura
1º Classificado: ½ Libra de Ouro
2º Fim de semana (1 noite) em Turismo Rural com jantar para 2 pessoas
3º  A designar

A ORGANIZAÇÃO  
Cabreira Aventura


EMAIL:
geral@cabreirachallenge.pt
________________________________________

Cabreira Challenge
________________________
logo-cm-vieira-do-minho
Voltar para o conteúdo